Do livro Vintém de Cobre

Do livro Vintém de Cobre
Texto de Cora Coralina

domingo, 22 de julho de 2012

VIVER É RECICLAR-SE SEMPRE

Neste momento estou na sala escura digitando, com os cachorrinhos no sofá ao lado, enquanto Da Vinci repassa as músicas no violão. Com certeza está treinando seu repertório musical para os encontros com o pessoal da academia, ou  clube de futebol. Ele é um homem da terceira idade que soube construir uma velhice saudável, com atividades variadas. Embora tenha trabalhado muito como médico, correndo entre Santa Casa e consultório, leu jornal a vida toda, prestando atenção no movimento político da cidade e do país. 
Faz alguns meses estive no consultório médico de um neurologista, cientista numa das maiores universidades do país, e estudioso da ciencia espírita, comentou comigo, que embora fosse muito dedicado aos seus pacientes, não o fazia somente por amor ao próximo, mas também por não ter aprendido outra atividade que lhe trouxesse prazer. Eu percebia mesmo um certo cansaço nele e na esposa que estava sempre a seu lado, vigiando o marido. Ele é cirurgião e ela instrumentadora. Ambos estão próximos dos oitenta anos.Acho que dever ser difícil a tarefa de uma esposa de médico que concentra sua vida a cercar os passos do marido.
Eu não consegui vigiar tanto, cuidei de viver a vida da minha maneira, fazendo faculdades, cursos de auto conhecimento, terapias, viajando e conhecendo pessoas. Tentei desvencilhar-me de crenças impostas pela cultura vigente, de meus pais e avós, que me cerceavam procurando conceitos e valores mais atuais, compatíveis com a sociedade atual. Não posso dizer que acertei, mas fiz escolhas das quais sou responsável. Está tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário