Do livro Vintém de Cobre

Do livro Vintém de Cobre
Texto de Cora Coralina

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

REAPRENDENDO A ALIMENTAR-ME

Hoje estava exausta pela correria da semana passada. Elaza, minha amiga e colaboradora veio passar roupas, e quando ela vem descanso da cozinha. Minha família adora o tempero mineiro dela.
Lá pelas quatro horas, mais descansada, prestei atenção nos alimentos que não estava incluindo na dieta, segundo orientações da nutricionista, como por exemplo, aumentar o consumo de ômega-9 encontrado nos alimentos e fui comprá-los.  Estava faltando algumas frutas como morango, uva que são antioxidantes. A lista inclui também cereja, amora, e jaboticaba. Trouxe alimentos que oferecem o ômega-9, como azeitona, abacate, castanhas, nozes e amêndoas, (também são antioxidantes) mais óleo de canola e óleo de oliva. Trouxe legumes, e verduras.
A transformação de hábitos alimentares se faz lentamente. Mas o meu organismo resgata rapidamente a memória de experiências antigas como por exemplo, ingerir sucos e café sem açúcar tendo prazer com eles.
Hoje não tomei sopa no jantar, fiz um filé de peixe grelhado e comi com arroz integral e feijão preto. Tenho anotado no meu blog sobre a minha dieta, cujo link encontra-se na barra lateral. Lá vou incluindo as informações necessárias.
Estou me tratando de uma anemia crônica, causada talvez pela quimioterapia, e disfunçõs no metabolismo de gorduras, colesterol e triglicérides. Soube que triglicérides é o excesso de carbohidrato simples que vira gordura.
Assim vou reaprendendo  me alimentar e por tabela a minha família também está ganhando em saúde.
Vou agora ver  a novela "Cheias de Charme", e meu filho está precisando do computador.
Boa noite a você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário