Do livro Vintém de Cobre

Do livro Vintém de Cobre
Texto de Cora Coralina

terça-feira, 28 de agosto de 2012

OS CACHORRINHOS JÁ FORAM DORMIR

São cinco horas da tarde. Os doguinhos começam a me rodear. Olham para mim, e dando saltinhos iniciam uma dança característica do horário da comida. Dão saltinhos para frente, e recuam em seguida, e ficam nessa dança porque sabem que sua parceira logo se renderá. Se pudessem diriam: -Vamos, pegue os nossos pratinhos, estamos com fome! Já a cachorrinha da minha nora quando vem me visitar, pega o pratinho vermelho reservado para ela, e trás segurando pela boca. Não há modo mais direto de lembrar-me da sua fome.
Saio então atrás das suas vasilhas que algumas vezes estão no quintal, sobre os pedriscos, sob a goiabeira. Lavo-as, e penso: - Como eles não adoecem! Por mais higiene que eu tenha, não adianta. Lá estão eles lambendo a urina do companheiro. Já não sei se o fazem para facilitar o meu trabalho, pois quantas vezes já gritei quando os pego em fragrante: Nããããooo! Sabem que é um comportamento proibido, mas ainda penso que tentam minimizar o prejuízo. Se o fazem, tem sempre um bom motivo. Ou a porta estava fechada, ou estava segurando a urina há muito tempo, ou principalmente, sentiram um cheirinho interessante. Nem estou falando das fezes. Estas quase sempre acontecem após as refeições, e graças a Deus, no quintal. Acho muito interessante a precisão do ato. Ora essa, não comem o dia inteiro e nem alimentos variados, como eu. Acho mesmo injusto quando minha família está sentada à mesa,  comendo carne, sendo que eles sendo animais caçadores, têm uma dieta quase vegetariana, e nós homens, o ser mais evoluído na escala evolutiva, consumimos muita carne, comemos como animais, por mais que disfarcemos os alimentos. Matamos muitos animais para nossa sobrevivência. Eu estou entre os matadores, pois envio eventualmente alguns animais para o abate. Esse hábito pesa na minha consciência.
Continuando a reflexão sobre os cachorrinhos, eles vivem com o nariz grudado no chão. Lambem tudo que encontram pela frente. Pelos hábitos pouco higiênicos adoecem muito pouco. Lá de vez em quando têem uma diarréia. Caçam quando escapam, pois temos muitas árvores por perto, e nelas vivem alguns mamíferos, como macacos, ouriços e gambás. Voltam para casa parecendo uma lata de talco, todo empoeirados.
No momento já jantaram, estão no sofá, ao meu lado, praticando a auto limpeza. Se lambem, e um ao outro. Logo cochilarão. E eu acompanharei a novela das seis.
Agora começa a novela das seis

Nenhum comentário:

Postar um comentário